quinta-feira, 7 de julho de 2011

Ide e pregai a Palavra

Graça e Paz
da parte de Nosso Senhor e Salvador
Jesus Cristo

A mensagem que hoje trago para este blog é a respeito de uma ordenança do Senhor nosso Deus para aqueles que foram chamados para serem discípulos. Aqueles que, segundo Sua vontade, se levantaram para aceitar Sua grande justiça e passaram a declarar para o mundo o tesouro que esteve oculto há séculos.

Somos todos detentores desse grande mistério que é a vida eterna. Cristo nos revelou e nos assegurou de repartí-lo com toda a terra, para que se cumpram os dias já determinados na fundação do tudo.

Cabe-nos seguir nossa jornada de obediência, para que, auxiliados pelo Espírito Santo, possamos levar boas novas aos necessitados de salvação.

Glórias a Deus por ter nos levantado para o Ide.

(Lucas 4) 14 Então, pela virtude do Espírito, voltou Jesus para a Galiléia, e a Sua fama correu por todas as terras em derredor. 15 E ensinava nas suas sinagogas, e por todos era louvado.
16 E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o Seu costume, na sinagoga, e levantou-Se para ler. 17 E foi-Lhe dado o livro do profeta Isaías (Is. 61:1-2); e, quando abriu o livro, achou o lugar em que estava escrito:
18 O Espírito do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração, 19 a pregar liberdade aos cativos, e restauração da vista aos cegos, a pôr em liberdade os oprimidos, a anunciar o ano aceitável do Senhor.
20 E, cerrando o livro, e tornando-o a dar ao ministro, assentou-Se; e os olhos de todos na sinagoga estavam fitos Nele. 21 Então começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos.


O Senhor quer manifestar a Sua Glória e para isso usa a Igreja. Ele poderia ter usado qualquer coisa, já que Ele é o Senhor de tudo e todos, mas aprouve a Deus, chamar eu e você para essa maravilhosa publicidade santa.

O trecho bíblico acima, relata o momento em que Jesus começa seu ministério aqui na Terra. Após ser batizado por João Batista e ser tentado no deserto, Jesus volta para a Galiléia, onde, na Sinagoga, como que "coincidentemente", Lhe é dado o livro da verdade na passagem do profeta Isaías.

Depois de ler e meditar alguns dias nessas palavras, fui convencido de que nós fomos levantados com um propósito muito maior do que simplesmente viver em abundância. Até pelo fato de saber que o que se espera do porvir é algo infinitamente superior do que o agora.

Fomos criados para o louvor da Sua Glória, para vivermos o mistério da vida em plenitude com Jesus e para mostrarmos ao mundo a maravilhosa verdade que há em Jesus.

Muitos de nós preferem viver uma vida mais light, digo, longe do dever de servir a Deus. Eu mesmo posso confessar que por vezes penso se não seria melhor abandonar essa obra e seguir minha vida do jeito que eu quero. Por vezes, confesso também, que até faço isso. Mas, como vivo debaixo da misericórdia de Deus, sempre sou lembrado pelo Espírito Santo de minhas orígens, da onde Deus me resgatou e para onde Ele quer me levar.

E, se você, assim como eu, por inúmeras vezes se questiona sobre se "tenho mesmo que sair por aí pregando a Palavra?", o Espírito de Deus, diz agora algumas coisas que julgo fundamentais que um cristão sempre tenha em mente. Algo como, "motivos para eu ser enviado".

1) Temos um sacerdócio santo
Isaías 61 (continuação da pregação de Jesus)
6 Porém vós sereis chamados sacerdotes do SENHOR, e vos chamarão ministros de nosso Deus; comereis a riqueza dos gentios, e na sua glória vos gloriareis. 7 Em lugar da vossa vergonha tereis dupla honra; e em lugar da afronta exultareis na vossa parte; por isso na sua terra possuirão o dobro, e terão perpétua alegria.


2) Devemos amar ao próximo
Gálatas 5 (não nos conformar com este mundo)
14 Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.


3) Não devemos ser tímidos para pregar
2 Timóteo (discípulo de Paulo)
7 Porque Deus não nos deu o espírito de temor [timidez], mas de fortaleza, e de amor, e de moderação. 8 Portanto, não te envergonhes do testemunho de nosso Senhor, nem de mim, que sou prisioneiro seu; antes participa das aflições do evangelho segundo o poder de Deus.


4) Há poder na Palavra de Deus
Hebreus 4 (arrependimento e conversão)
12 Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.


5) O mundo espera por nós
Romanos 8 (ministério da reconciliação)
19 Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus.


6) A volta do Filho do Homem está próxima
Mateus 24 (descrença e falta de vigilância)
37 E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem.


Todo mensageiro de Deus deve se lembrar de que Jesus não saiu para cumprir Seu ministério sem uma direção, nem tampouco deixou de se preparar para o que havia de viver. Pelo contrário, Ele passou pelo batismo de João Batista (mesmo sem precisar, já que Ele não tinha do que se arrepender) e também por um período de 40 dias de jejum.

Abra sua boca para falar de Deus. Lembre-se de que somos ministros do evangelho. Quando um ministro começa a falar o mistério de Deus, está entregando uma porção de Cristo à igreja. É Cristo caminhando, Cristo profetizando, Cristo evangelizando, Cristo pastoreando, Cristo ensinando, Cristo enchendo tudo.

Orar, Louvar, Pregar, Amar... Essa é a vida do cristão (pequeno Cristo): O nosso ministério é o Amor !!!

7) IDE, PREGAI O EVANGELHO
Ide: Verbo IR, Imperativo Afirmativo
(que exprime uma ordem)

Marcos 16
15 E Jesus aos onze: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. 16 Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. 17 E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; 18 Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão. 19 ¶ Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus.
20 E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário