sexta-feira, 17 de junho de 2011

Academia da Fé

(João 9:1-3) "E, passando Jesus, viu um homem cego de nascença. E os Seus discípulos Lhe perguntaram, dizendo: Rabi, quem pecou, este ou os seus pais, para que nascesse cego? Jesus respondeu: nem ele pecou nem seus pais, mas isto aconteceu para que se manifestem nele as obras de Deus.”

A caminhada do cristão é marcada por lutas, dificuldades, vitórias e derrotas. Quando o crente está passando por uma batalha, há um momento em que, motivado pelo desejo de sair dessa situação, ele começa a exercitar a sua fé. Acorda de madrugada para orar, sobe montes, entra em campanhas. Muitas vezes, parece que ele só se lembra de Deus nesses momentos de angústia.

Em outras situações, ele desanima. Fica atônito, sem direção. Algumas perguntas que podem vir à cabeça nessas horas são: "por que?", ou "por que estou passando por isso, meu Deus?", ou até mesmo, "pra que tanta prova?". E quanto mais ele faz essa pergunta, menos resposta ele tem. É o chamado "deserto".

A tribulação é usada por Deus como nossa academia da fé.
(Rm 5:3-4) "... mas também gloriemo-nos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a perseverança, e a perseverança a experiência, e a experiência a esperança."

A tribulação nos faz buscar mais a face de Deus, a aprender as Suas leis e estatutos. (Sl 119:71) "Foi-me bom ter sido afligido, para que aprendesse os teus estatutos."

Há dias em que a emoção e a dor nos ofuscam a visão espiritual e as aflições nos parecem insuportáveis. Temos que crer na fidelidade e infalibilidade de Deus. (I Co 10:13) "Não sobrevém provação que não seja humana, antes fiel é Deus que juntamente com a provação também nos dá o escape." O que chamamos de tragédia, Deus chama de leve e momentânea tribulação. (II Co 4:17) "A leve e momentânea tribulação não se pode comparar com o peso eterno de glória do por vir."

Servir a Jesus também significa ser perseguido. (II Tm 3:12) "E na verdade todos os que querem viver piamente em Cristo Jesus padecerão perseguições." Jesus foi ajudado a carregar sua cruz.

Nossa vida é uma caminhada de glória em glória. As vezes esperamos adaptações, mas o que Deus tem pra nós é transformação, metamorfose. A gente vai ao culto buscar remendo quando Deus quer nos dar um coração novo.

Quanto dura essa caminhada? (Ef 4:13) "até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da estatura da plenitude de Cristo."

A Palavra de Deus diz que nós devemos nos alegrar na provação. (Tg 1:2) "Meus irmãos, tende por motivo de grande gozo o passardes por várias provações, sabendo que a aprovação da vossa fé produz a perseverança e a perseverança tenha a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, não faltando em coisa alguma."

Na escola de Deus somos provados e aprovados para também participarmos da obra, ajudando-nos uns aos outros, mediante a doce consolação do Espírito de Deus. (2 Co 1:3-4) "Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Pai das misericórdias e Deus de toda consolação, que nos consola em todas as nossas tribulações, para que, com a consolação que recebemos de Deus, possamos consolar os que estão passando por tribulações."

------------------------------------------
Cuidado. Quando a bênção de Deus vem e achamos que a batalha cessa, essa motivação se vai e começamos a relaxar. Deixamos de orar, de buscar a Deus, pois nos sentimos bem de novo. Não deixe essa motivação ir embora. Nosso adversário é astuto e muda de estratégia quando vê o nosso posicionamento. Lembre-se sempre do altíssimo preço pago por sua vida. Lembre-se do amor de Cristo. Lembre-se do sacrifício da cruz.

Dentro de nós há um Especialista em converter tribulação em bênção. Esse Especialista te fez, te ama, criou e consumou a tua fé, te comprou e por isso hoje você se diz servo Dele.

Deus é o oleiro, carpinteiro, curandeiro, professor, pai, amigo e guia. Pare de vencer Deus, seja vencido por Ele! Não resista a Deus, resista ao diabo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário