quinta-feira, 30 de junho de 2011

Eu sou livre para ser simples

Num mundo cheio de soberba e movido pelo orgulho e muitos outros valores (preconceito, ambição, corrupção), pregamos a humildade e a pobreza de espírito.

É porque sou livre da condenação que decido - e isso vem de mim, não de Deus, já que sou livre tanto para escolher a vida quanto para a morte - ser transformado a cada dia. Vivo uma busca pela evolução do meu caráter. Procuro renovar minha mente, negando-me prazeres que outrora satisfaziam minha carne, mas que feriam lentamente a minha alma. Graças a Deus, que me abre os olhos toda vez que insisto em sair dessa caminhada, que eu enxergo o caminho. Pois sem a Luz que está em Cristo Jesus, ando as cegas achando que sei para onde vou.

Quando o Apóstolo Paulo escreveu (Rm 12:2) que eu não deveria me conformar com este mundo, mas sim ser transformado pela renovação de minha mente, ele não só me convidou para me reciclar espiritualmente, mas principalmente, para que eu [você e todos nós] começarmos a remar contra toda essa corrente que deságua na corrupção.

Quando um indivíduo posicionado na Verdade se opõe à onda suja desse século, ele não somente se mantém limpo, ele levanta uma bandeira da justiça que a princípio pode até parecer inútil, mas que leva muitas pessoas a fazerem uma reflexão sobre suas atitudes.

Ser simples é viver uma vida com propósitos, ciente de que sou dependente. Por maior que seja a minha posição social, sei que uma "simples" chuva é suficiente para me derrubar, um microrganismo é capaz de corroer minha carne e que minha mente é uma arma que pode me paralisar.

Porque Deus quer que eu seja simples? Porque é impossível ir além disso! Se alguém se recusa a viver dessa forma, vive uma mentira, vive para si mesmo e para si mesmo traz condenação.


[Mt 5:1-11] Bem-aventurados :
. os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;
. os que choram, porque eles serão consolados;
. os mansos, porque eles herdarão a terra;
. os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;
. os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;
. os limpos de coração, porque eles verão a Deus;
. os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;
. os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;
. sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.

Pode parecer uma loucura andar na contramão do mundo, mas o que o Evangelho de Cristo nos ensina é que devemos ser simples.
[II Co 11:3] : "assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo."

Uma vez um leitor deu um nó em minha cabeça ao tentar definir minha profissão de fé, que ele disse poder tanto ser antropocêntrica como sinergística, ou ainda teocêntrica e monergística. Porém tinha dúvidas se eu seria teocêntrico,  pois eu lhe havia indicado um texto semi-pelagianista (nem me pergunte!) que combatia o hiper-calvinismo. Para tratar dessa minha deficiência ele receitou que eu me inteirasse da história da Igreja, teologia e hermenêutica.

Devemos simplesmente viver o Evangelho, mergulhar nele de forma integral, eliminando tudo aquilo que nos distancia do Reino.

É necessário que vivamos aquilo que aprendemos na Palavra de Deus.
É necessário que vivamos aquilo que pregamos na Palavra de Deus.
É necessário que vivamos aquilo que cantamos na Palavra de Deus.

Devemos andar no Espírito, longe do pecado, FUGINDO DO PECADO, resistindo ao diabo, temendo a Deus, buscando o Reino, amando a Deus e ao próximo.
[Gl 5:16] : "Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência (desejo) da carne."

Jesus nos ensinou a recebermos o Reino de Deus como crianças.
[Mc 10:14-15] : "Jesus, porém, vendo isto, indignou-se, e disse-lhes: Deixai vir os meninos a mim, e não os impeçais; porque dos tais é o reino de Deus. Em verdade vos digo que qualquer que não receber o reino de Deus como menino, de maneira nenhuma entrará nele."

Estaremos exalando o verdadeiro perfume de Cristo quando estivermos dando frutos de uma vida com Deus:
[Gl 5:22-23] : "amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra essas coisas não há lei."

Nenhum comentário:

Postar um comentário