terça-feira, 14 de junho de 2011

Atitudes que afetam nossa família

O que espero do Senhor pra minha vida - e nesta oportunidade, para a vida de todos - é que eu, a cada dia, faça e fale menos besteiras e siga mais para a presença de Deus. Que minha família seja a geração que ama e guarda os mandamentos de Deus. Que eu tenha o discernimento necessário para chegar-me diante do Rei dos reis arrependido e quebrantado para confessar meus pecados. Que eu fale e viva daquilo que me é revelado pela Palavra de Deus.

Esse artigo é parte de algo maravilhoso que o Senhor Deus tem revelado aos santos, em especial a um irmão missionário, Pr. Coty, cujo dvd contém amplo estudo acerca da vida e da herança que nós deixamos para nossos filhos. Algo que lhe foi revelado e que, nesta oportunidade, compartilho com vocês, de acordo com meu entendimento sobre o assunto.

As nossas atitudes e decisões afetam a nossa família. Nossos votos (promessas, propósitos, aquilo que dissemos que vamos cumprir) têm um peso imenso diante de Deus.

(Juízes - capítulo 11)
30 E Jefté fez um voto ao Senhor, dizendo: Se tu me entregares na mão os amonitas, 31 qualquer que, saindo da porta de minha casa, me vier ao encontro, quando eu, vitorioso, voltar dos amonitas, esse será do Senhor; eu o oferecerei em holocausto.
32 Assim Jefté foi ao encontro dos amonitas, a combater contra eles; e o Senhor lhos entregou na mão.
33 E Jefté os feriu com grande mortandade, desde Aroer até chegar a Minite, vinte cidades, e até Abel-Queramim. Assim foram subjugados os amonitas pelos filhos de Israel.
34 Quando Jefté chegou a Mizpá, à sua casa, eis que a sua filha lhe saiu ao encontro com adufes e com danças; e era ela a filha única; além dela não tinha outro filho nem filha.
35 Logo que ele a viu, rasgou as suas vestes, e disse: Ai de mim, filha minha! muito me abateste; és tu a causa da minha desgraça! pois eu fiz, um voto ao Senhor, e não posso voltar atrás.
36 Ela lhe respondeu: Meu pai, se fizeste um voto ao Senhor, faze de mim conforme o teu voto, pois o Senhor te vingou dos teus inimigos, os filhos de Amom.
37 Disse mais a seu pai: Concede-me somente isto: deixa-me por dois meses para que eu vá, e desça pelos montes, chorando a minha virgindade com as minhas companheiras.
38 Disse ele: Vai. E deixou-a ir por dois meses; então ela se foi com as suas companheiras, e chorou a sua virgindade pelos montes.
39 E sucedeu que, ao fim dos dois meses, tornou ela para seu pai, o qual cumpriu nela o voto que tinha feito; e ela não tinha conhecido varão. Daí veio o costume em Israel, 40 de irem as filhas de Israel de ano em ano lamentar por quatro dias a filha de Jefté, o gileadita.


Amados, conforme vamos lendo esse texto, dá-nos a impressão de que não é possível que isso esteja escrito na Bíblia. Eu, pelo menos, fui lendo e esperando pela hora em que esse homem pudesse de alguma forma se arrepender do que havia prometido e que seu voto não pudesse ser cumprido.

Mas o que vemos não é o que Deus fez, ou que Ele quis, o ou que Ele faz. O que vemos aqui é um homem fazendo uma promessa no mínimo louca, que pelos motivos que vamos ver adiante, nos mostra a nossa dependência inequívoca de Deus.

(Juízes - capítulo 11)
1 Era então Jefté, o gileadita, homem valoroso, porém filho de uma prostituta; mas Gileade gerara a Jefté.


A minha versão bíblica traz no vv 1 a orígem de Jefté, filho de Gileade (que significa bálsamo) com uma prostituta. Observe nesse versículo o uso da palavra "porém", que dá sentido a oposição ao que foi dito antes, "Jefté era um homem valoroso, PORÉM, filho de uma prostituta".

2 Também a mulher de Gileade lhe deu filhos, e, sendo os filhos desta mulher já grandes, expulsaram a Jefté, e lhe disseram: Não herdarás na casa de nosso pai, porque és filho de outra mulher.

A infância deste homem foi marcada por uma série de problemas relacionados à sua orígem. O relacionamento com sua família sempre fora conturbado, culminando com sua expulsão de casa e cidade (vv 2).

3 Então Jefté fugiu de diante de seus irmãos, e habitou na terra de Tobe; e homens levianos se ajuntaram a Jefté, e saíam com ele.

O verso 3 deste capítulo nos faz refletir sobre os perigos que nos cercam na criação dos nossos filhos e como eles podem ser envolvidos com amizades fáceis no mundo.

Também podemos fazer uma analogia com o fato dele não ter sido aceito na sua sociedade e encontrar essa aceitação no meio dos homens levianos, que possivelmente também não haviam encontrado receptividade em seus meios. Em nossas vidas vamos nos deparar com essa rejeição, seja em nossa família ou na sociedade em geral (trabalho, escola, etc).

Muitos desvios ocorrem quando nos sentimos repelidos por aqueles em quem depositamos nossa confiança e acabamos indo buscar aprovação nos braços de estranhos.

4 E aconteceu que, depois de algum tempo, os filhos de Amom pelejaram contra Israel.
5 E sucedeu que, como os filhos de Amom pelejassem contra Israel, foram os anciãos de Gileade buscar a Jefté na terra de Tobe.
6 E disseram a Jefté: Vem, e sê o nosso chefe; para que combatamos contra os filhos de Amom.
7 Porém Jefté disse aos anciãos de Gileade: Porventura não me odiastes a mim, e não me expulsastes da casa de meu pai? Por que, pois, agora viestes a mim, quando estais em aperto?


Esse último verso (7) nos mostra Jefté como um homem cheio de feridas, pronto para expor seus pensamentos de forma direta e radicalmente sincera. Uma pessoa marcada pelas mágoas que a "vida" lhe causou.

8 E disseram os anciãos de Gileade a Jefté: Por isso tornamos a ti, para que venhas conosco, e combatas contra os filhos de Amom; e nos sejas por chefe sobre todos os moradores de Gileade.
9 Então Jefté disse aos anciãos de Gileade: Se me levardes de volta para combater contra os filhos de Amom, e o SENHOR mos der diante de mim, então eu vos serei por chefe?


Jefté, no seu modo de ver, a essa altura, já não media esforços para recuperar aquilo que lhe fora roubado. Quantos de nós nos sentimos no direito de vingar uma desventura? De obter uma desforra, que nos restitua algo que julgamos ter perdido?

Diante da possibilidade de ser aceito pelo meio que o havia excluído, Jefté só pensava na chance de dar a volta por cima.

Seremos tentados a ultrapassar alguns princípios para atingirmos os alvos que nós mesmos estipulamos para nós. Julgamos ser detentores da verdade e juízes das circunstâncias quando nos deparamos com certas possibilidades. O perdão é a cura para todos esses males.

10 E disseram os anciãos de Gileade a Jefté: O SENHOR será testemunha entre nós, e assim o faremos conforme a tua palavra.

Jefté foi um homem marcado por uma maldição hereditária e ao mesmo tempo um herói da fé, sendo inclusive citado no Livro de Hebreus como tal. Um homem que cansado de carregar sua dor, agiu de forma talvez religiosa, mística, ao fazer um voto insano, ciente das possibilidades existentes.

Amados, todos os nossos atos se multiplicam na vida dos nossos filhos, de geração em geração.

(Dt. 7:9-10)
Saberás, pois, que o Senhor teu Deus é que é Deus, o Deus fiel, que guarda o pacto e a misericórdia, até mil gerações, aos que o amam e guardam os seus mandamentos e que retribui diretamente aos que o odeiam, para os destruir; não será remisso para quem o odeia, diretamente lhe retribuirá.


(Ex 34:6b-7)
Jeová, Jeová, Deus misericordioso e compassivo, tardio em irar-se e grande em beneficência e verdade; que usa de beneficência com milhares; que perdoa a iniqüidade, a transgressão e o pecado; que de maneira alguma terá por inocente o culpado; que visita a iniqüidade dos pais sobre os filhos e sobre os filhos dos filhos até a terceira e quarta geração.


O pecado de Gileade (ou será que podemos dizer "os pecados"?) alcançou a sua neta. Ao se envolver com uma prostituta e não se envolver com as causas de sua família, permitindo toda sorte de desavenças em casa, gerando a expulsão de seu filho, Gileade não derramou o bálsamo, o óleo, a proteção sobre sua descendência.

Pergunte-se: O que eu tenho feito para mudar a realidade de meus filhos? O que eu tenho feito para mudar a minha realidade? Que herança estou deixando?

Que nós possamos diariamente nos achegar aos pés Daquele que é o derramador do bálsamo. O arrependimento gera confissão de pecados, que gera perdão, que gera cura.

Deus quer manifestar-se para nós hoje mesmo. Nesse exato momento você e eu podemos presenciar o milagre em nossas vidas, mesmo com todos os nossos traumas.

(1 Jo 1:9)
Se confessarmos os nosso pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda injustiça [iniqüidade].


Jesus tem o bálsamo para curar não somente o teu corpo físico, mas para curar a sua alma, para perdoar os pecados e para desfazer maldições que possam te impedir de ter uma vida plena.

Pense mais em você e em sua família.

Com certeza, Deus já está fazendo a Sua parte.

Graça e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário