segunda-feira, 27 de junho de 2011

Para onde estou indo?

O livro de Atos, em seu capítulo 16, narra a passagem de Paulo, Silas, Timóteo e Lucas sendo orientados pelo Espírito de Deus para alternadamente seguirem viagem para um determinado lugar e não entrarem em outros.

Em algumas situações de nossas vidas, nos vemos desejosos de implementar soluções, mudanças, projetos que nosso coração cria. As vezes até, atribuímos a Deus o crédito por essas "invenções".

Ao ler essas passagens, me vi impulsionado a escrever (e a falar) sobre as mudanças de estado a que somos submetidos quando debaixo de uma orientação.

Nem sempre (ou quase nunca) o que achamos certo fazer (e até mesmo nos parece muito prudente) é o que Deus tem determinado para nossas vidas. Nossa visão limitadíssima, nos permite ir somente até a esquina. Uma curva a mais e estamos cegos para o que vem depois.

Paulo, guiado pelo Espírito, sem saber ao certo para onde ir, não se opõe a Voz de Deus e através dessa leitura, vamos ver que Deus vê muito além e tem planos maravilhosos não só para nós como também para muitos (até desconhecidos).

Cenário:
. contenda entre os irmãos na Obra
. os planos feitos são mudados de última hora
. não se aparenta haver mudança no quadro

O que um crente faz:
. ora

O que Deus faz:
. age

O que o diabo faz:
. se levanta

O que acontece:
. tribulação (“No mundo tereis tribulações/aflições, mas tende bom ânimo; Eu venci o mundo”)

O que um crente faz:
. ora, louva e confia, mesmo na tribulação

O que Deus faz:
. abençoa

Como é o final da história:
. vitória e dupla honra

Vamos à história

. Contenda entre os irmãos na Obra (At. 15) 36 E alguns dias depois, disse Paulo a Barnabé: Tornemos a visitar nossos irmãos por todas as cidades em que já anunciamos a palavra do Senhor, para ver como estão. 37 E Barnabé aconselhava que tomassem consigo a João, chamado Marcos. 38 Mas a Paulo parecia razoável que não tomassem consigo aquele que desde a Panfília se tinha apartado deles e não os acompanhou naquela obra. 39 E tal contenda houve entre eles, que se apartaram um do outro. Barnabé, levando consigo a Marcos, navegou para Chipre.

Deus trabalha mesmo através de conflitos e discordâncias. Os cristãos nem sempre concordam em tudo, mas os problemas podem ser resolvidos quando aceitamos as diferenças e permitimos que Deus faça a Sua vontade.

. Paulo, Silas, Timóteo, Lucas (os missionários) foram impedidos de pregar na Ásia e Bitínia (At. 16) 6 E, passando pela Frígia e pela província da Galácia, foram impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia. 7 E, quando chegaram a Mísia, intentavam ir para Bitínia, mas o Espírito não lho permitiu. 8 E, tendo passado por Mísia, desceram a Trôade.

Não sabemos como o ES falou a Paulo que ele e seus companheiros não deveriam ir à Ásia. Pode ter sido por intermédio de um profeta, uma visão, uma convicção interior ou alguma circunstância. Conhecer a vontade de Deus não significa que devamos ouvir literalmente a sua voz. Ele nos orienta de várias maneiras. Então, quando você buscar a vontade de Deus, (1) tenha certeza de que seu plano está em harmonia com a Palavra Dele; (2) peça conselhos aos cristãos mais experientes; (3) confira se suas motivações visam somente proveito próprio; e (4) ore para Ele abrir e fechar as portas, como convém.

. Paulo teve uma visão noturna (At. 16) 9 E Paulo teve de noite uma visão, em que se apresentou um homem da Macedónia, e lhe rogou, dizendo: Passa à Macedônia, e ajuda-nos. 10 E, logo depois desta visão, procuramos partir para a Macedônia, concluindo que o Senhor nos chamava para lhes anunciarmos o evangelho.

Na Bíblia, vemos alguns exemplos da manifestação de Deus na madrugada.

Sl. 63 diz: "Ó Deus tu és o meu Deus; de madrugada Te buscarei."
Mc. 1:35 diz: "E [Cristo], levantando-Se de [madrugada], foi para um lugar deserto, e ali orava."

. Os missionários percorrem aquelas cidades durante alguns dias (At. 16) 11 E, navegando de Trôade, fomos correndo em caminho direito para a Samotrácia e, no dia seguinte, para Neápolis; 12 E dali para Filipos, que é a primeira cidade desta parte da Macedônia, e é uma colônia; e estivemos alguns dias nesta cidade.

Muitas vezes diante de circunstâncias aparentemente desfavoráveis, somos tomados pelo desânimo, mas aqueles homens perseveravam na fé.

. Os homens pararam para orar (At. 16:13) E no dia de sábado saímos fora das portas, para a beira do rio, onde se costumava fazer oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que ali se ajuntaram.

Em todo o tempo, reserve momentos para pedir a Deus uma orientação.

. Lídia se converte (At. 16) 14 E uma certa mulher, chamada Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, e que servia a Deus, nos ouvia, e o Senhor lhe abriu o coração para que estivesse atenta ao que Paulo dizia. 15 E, depois que foi batizada, ela e a sua casa, nos rogou, dizendo: Se haveis julgado que eu seja fiel ao Senhor, entrai em minha casa, e ficai ali. E nos constrangeu a isso.

Deus começa a mostrar Seu plano de vitória àqueles homens.

. Paulo expulsa o espírito de adivinhação (At. 16) 16 E aconteceu que, indo nós à oração, nos saiu ao encontro uma jovem, que tinha espírito de adivinhação, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores. 17 Esta, seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: Estes homens, que nos anunciam o caminho da salvação, são servos do Deus Altíssimo. 18 E isto fez ela por muitos dias. Mas Paulo, perturbado, voltou-se e disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, te mando que saias dela. E na mesma hora saiu.

A importância de estar com os ouvidos espirituais atentos e não se deixar levar por uma palavra, mesmo que seja uma verdade. É fundamental saber discernir espiritualmente. Paulo poderia aceitar aquela palavra e talvez até se encher de orgulho.

. Paulo e Silas são açoitados e presos (At. 16) 19 E, vendo seus senhores que a esperança do seu lucro estava perdida, prenderam Paulo e Silas, e os levaram à praça, à presença dos magistrados. 20 E, apresentando-os aos magistrados, disseram: Estes homens, sendo judeus, perturbaram a nossa cidade, 21 E nos expõem costumes que não nos é lícito receber nem praticar, visto que somos romanos. 22 E a multidão se levantou unida contra eles, e os magistrados, rasgando-lhes as vestes, mandaram açoitá-los com varas. 23 E, havendo-lhes dado muitos açoites, os lançaram na prisão, mandando ao carcereiro que os guardasse com segurança. 24 O qual, tendo recebido tal ordem, os lançou no cárcere interior, e lhes segurou os pés no tronco.

Jesus disse: "Eu vos mando como ovelhas no meio de lobos"; "por me seguirdes, sereis açoitados nas sinagogas, assim como vos arrastarão à presença de governadores e de reis"; "por causa de meu nome, sereis odiados de todos e chegará a hora em que todo aquele que vos matar julgará prestar um serviço a Deus;"

. Paulo e Silas oravam e cantavam hinos (At. 16:25) E, perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam.

A oração move o coração de Deus. E quando Deus começa a agir, grandes coisas acontecem.

. O carcereiro se converte (At. 16) 27 E, acordando o carcereiro, e vendo abertas as portas da prisão, tirou a espada, e quis matar-se, cuidando que os presos já tinham fugido. 28 Mas Paulo clamou com grande voz, dizendo: Não te faças nenhum mal, que todos aqui estamos. 29 E, pedindo luz, saltou dentro e, todo trêmulo, se prostrou ante Paulo e Silas. 30 E, tirando-os para fora, disse: Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar? 31 E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.

Não importa o quão diferente daquilo que você planejou pra sua vida, Deus esteja fazendo você viver, tão somente creia que o que Ele quer é o MELHOR.

. Os missionários são libertos (At. 16:35) E, sendo já dia, os magistrados mandaram quadrilheiros, dizendo: Soltai aqueles homens.

Deus nunca vai te desamparar. Como nossa visão é limitada ao alcance dos olhos, temos a sensação de que o que vemos e planejamos vai dar certo, mas Deus vê o que ninguém mais vê, nem o diabo. Portanto, quando seguimos a direção de Deus, confundimos o inimigo e damos passos largos rumo à vitória.

A Graça e a Paz do Senhor pra sua vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário